sexta-feira, 1 de julho de 2011

Aprendizagens de Guiné Bissau! de Júnia Bertolino¹ (Fotografias: Pedro Zorzall e Júnia Bertolino)

A questão lingüística é muito importante para cultura e formação do legado da população de qualquer país. Por isto, foi importante a experiência da escuta e aprendizagem da língua natal deste país com desafios nas similaridades e diferenças. Na verdade são "Manga di cusas" (muitas coisas -- em criolo) língua falada em Guiné Bissau além do português, aliás, muitos não falam, pois mais de 70% falam criolo. Aqui tem muito peixe! Bionda di Bissau sabi (a comida de Bissau saborosa - em criolo).
Odete Semedo, defendeu o mestrado em 2010 e lançou um livro lançado que apresenta a cultura guineense, a partir da riqueza da oralidade, ou seja a narrativa africana. Ainda ressalta os conceitos de ancestralidade e memória, outros saberes e a importância da cultura a partir da narrativa, do canto, ritmo, dança e vestimenta das mulheres Manjuandades que traz nos tecidos a poesia e a contação de história. Sendo que a comunidade ganha a vida com a tecelagem, os panos e a arte das cabaças. Em Guiné, os grupos culturais como Balé Nacional de Guiné Bissau, Ubuto, Netos de Bandim e Grupo do Teatro do Oprimido contribuiu no meu aprendizagem sobre a riqueza da cultura africana.
Madiagne Diallo (responsável pela Delegação Brasileira no III Fesman) providenciou as instalações no Senegal e ajudou muito na minha permanência em Senegal após o festival e a viagem para Guiné Bissau, assim como Maria Elisa Teófilo de Luna (embaixadora do Brasil no Senegal).
Guiné Bissau é um país de rica tradição cultural representada em tecidos, pesca, instrumentos musicais, vegetais, músicas, religiosidade, artesanato e danças com várias etnias vivenciando a diversidade cultural africana. Sendo um país de língua portuguesa assim como o Brasil, gostam muito do ritmo samba e da cultura brasileira. Para chegar ao ensaio do Grupo Cultural Netos de Bandim em Guiné Bissau em 2011, contei com contribuição preciosa dos amigos Atcho Express (grande ator) com diversos trabalhos na cidade e Wilson (percussionista do Balé Nacional de Guiné Bissau). O incentivo de artistas da cidade como Dina Adão do espaço Hotel Rubim (local que ocorreu a oficina) e a pesquisadora Odete Semedo, aconteciam um intercâmbio Brasil e África. Participaram quatro integrantes do Grupo Cultural Netos de Bandim, foi um privilégio contar também com a participação de outros artistas que atuam no Balé Nacional de Guiné Bissau e Grupo Ubuto. Mas tarde, fui convidada pelos jovens da comunidade de Bandim para assistir o ensaio do grupo. Lá em contato com o coordenador do grupo Ector Diógenes conheci a vasta cultura guineense. Ver maravilhada as crianças e jovens representar e vivenciar a arte negra, em penteados, vestimentas, cantos, ritmos e danças.
O Grupo Cultural Netos de Bandim vem ganhando por seis anos o título de melhor grupo cultural do carnaval guineense. Este grupo apresenta nas ruas de Guiné Bissau as etnias Felupe, Fula, Manjaca e Bijagó. Além de danças como Kampune e Kabaró. Nesta comunidade também encontramos as Mulheres Manjuandades com sua cultura peculiar da Dina (cabaça) tocada dentro de uma bacia com água. Acompanhada com diversos instrumentos como xiquerês, atabaques e as madeiras nas mãos das mulheres que tocam, cantam e revezam na dança. A cultura da Dina abriga uma tradição ancestral. Além dos cantos e tecidos que estão traduzindo a história daquela etnia, valores do povo guineense, apresentando diversidade de ritmos. Essa comunidade é localizada em um bairro chamado Bandim que deu origem ao nome do grupo em Guiné Bissau. Portanto, participar do aprendizagem de Guiné Bissau é enriquecedor para trajetória da Cia Baobá de Dança - Minas, fortalecendo assim os laços identitários Brasil e África.



[1] Júnia Bertolino é bailarina afro, jornalista e antropóloga, pós-graduanda em Estudos Africanos. Capoerista da Associação Cultural Eu Sou Angoleiro. Corista e dançarina do Coral Agbára - Vozes da África (BH/MG). Diretora e coreógrafa da Companhia Baobá de Dança. baoba.danca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário