sábado, 20 de novembro de 2010

Uma luta coletiva para manter um museu vivo e popular - Movimento MIS no Palácio

O Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS-Campinas) é um dos poucos espaços públicos da cidade em que ocorre apropriação direta da população. Os ciclos de cinema, mostras de vídeo, exposições de fotografia e audições musicais são realizados e organizados pelos próprios usuários. Além disso, no museu ainda ocorrem oficinas e cursos de Filosofia, cinema, fotografia e também a possibilidade de freqüentar um ateliê de pintura e laboratórios coletivos de artes corporais, teatro e dança, gratuitamente e sem burocracia.
O MIS fica no centro de Campinas, no Palácio dos Azulejos, um antigo e belo casarão, com arquitetura histórica, que pertenceu a um barão da cidade. Mas, pelo fato de ser uma construção antiga e, principalmente, por completa ausência de investimento por parte da prefeitura, está com seu acervo e sua estrutura bastante ameaçados. O prédio não teve seu restauro terminado e os muitos problemas, como portas danificadas pelo tempo e telhado com vazamento, estão ameaçando seu riquíssimo acervo musical, fotográfico, e audiovisual.
Como se tudo isso não bastasse, em agosto, tanto os funcionários do MIS, quanto os coletivos de artistas, freqüentadores, militantes e educadores foram pegos de surpresa por uma matéria no jornal, na qual se dizia que o MIS seria transferido para a Estação Cultura. O Palácio dos Azulejos, sob a falsa alegação de retomada do projeto do ex-prefeito Toninho, daria lugar a cerimoniais executivos da Prefeitura.
Imediatamente, para impedir que o MIS seja transferido, os vários grupos atuantes no MIS e simpatizantes se reuniram e começaram a mobilizar um grande movimento de luta, que é o “Movimento MIS no Palácio”. Até agora foram diversas reuniões, ações de intervenção (culturais, políticas, midiáticas) e quase duas mil assinaturas com abaixo-asssinados exigindo a permanência do MIS no Palácio que continua em circulação via net. Estivemos no comício do PT, antes do primeiro turno das eleições, no Largo do Rosário, com faixas de protesto e abaixo-assinados. Na manhã do sábado de 25/09, os coletivos que atuam no MIS, freqüentadores, artistas e militantes fizemos uma bela passeata pela rua 13 de maio ao som dos tambores de Maracatu dos grupos Maracatucá e da Escola de Capoeira Angola Resistência. A passeata terminou no MIS e, pela tarde foram realizadas várias oficinas artísticas e culturais, em que muitas pessoas puderam conviver e aprender um pouco mais sobre cinema, quadrinhos, fotografia e pintura, no evento que durou a tarde inteira nas salas do Museu. No dia seguinte, saiu uma matéria no jornal Correio Popular sobre a passeata.
Recentemente, em outubro, o movimento participou da reunião do Fórum Municipal de Cultura, com a presença do diretor de cultura de Campinas, Vinicius Gratti.
Os integrantes do Movimento MIS no Palácio eram quase a metade dos presentes e foram os únicos a levar propostas organizadas, com um documento escrito que abrangia não apenas seus interesses, mas também os da cultura de Campinas como um todo, exigindo, por exemplo, que seja descriminalizada a manifestação artística nos locais públicos de Campinas. Nesta reunião, o diretor de Cultura de Campinas respondeu aos questionamentos do Movimento e disse que o MIS não sairá do Palácio dos Azulejos. Apesar da declaração, inclusive registrada em vídeo, o Movimento continua aguardando uma resposta do prefeito Hélio e solicitou uma audiência pública com ele e o secretário de cultura.
As intervenções e propostas do Movimento MIS no Palácio têm o objetivo de manter o MIS no Palácio dos Azulejos, buscar investimentos para a sua reforma estrutural, abrir vias para uma dotação orçamentária mais ampla, para que o museu possa desenvolver de maneira mais satisfatória todo o seu potencial artístico e cultural, mantendo a sua característica de gestão popular e democrática, além de unir forças com outros grupos culturais para reavivar a movimentação cultural e artística de Campinas como um todo. Porque cultura não é só arraial, natal e carnaval, é política cultural através do fortalecimento dos espaços permanentes de formação e de trocas.

Quem quiser apoiar este movimento, pode assinar o abaixo assinado pelo site www.miscampinas.com.br e vir propôr atividades culturais-artísticas no MIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário