terça-feira, 3 de agosto de 2010

As Aventuras de Latínia - Marta Alves

Esta é a estória de Latínia, uma latinha de molho de tomate muito graciosa que vivia feliz ao lado de muitas coleguinhas numa prateleira de um grande supermercado.

Todas as manhãs um funcionário da loja passava arrumando as prateleiras para que tudo ficasse limpinho e em ordem para que as pessoas pudessem ter uma boa visão dos produtos.O que ninguém desconfiava era a movimentação que as latinhas faziam toda noite quando a loja estava totalmente vazia; elas saíam de seus lugares e iam dar uma voltinha, conversar com as colegas em outras prateleiras e saber das novidades.Pouco antes do raiar do dia todas corriam para seus lugares e lá ficavam como se nada tivesse acontecido, se bem que de vez em quando acontece de uma latinha de molho de tomate perder a hora e ter de ficar bem quietinha no meio das latas de ervilha ou milho verde por exemplo, esperando que alguém as leve para junto de suas colegas.

Ultimamente Latínia tem andado um pouco triste e preocupada com os comentários que tem ouvido pelos corredores; as pessoas não percebem mas ela está bem atenta ao que andam dizendo sobre meio ambiente, poluição, reciclagem.Ela que sempre foi tão orgulhosa de sua bela aparência começou a se questionar sobre qual seria a sua finalidade depois que seu companheiro, o molho de tomate fosse embora, porque ela sabia que isso iria acontecer um dia.

Latínia que sempre foi uma latinha alegre e companheira começou a se isolar das amigas, a se esconder no fundo da prateleira com medo que algum cliente a levasse para casa. Suas amigas não entendiam, pois justo ela que vivia dizendo que não via a hora de sair daquele supermercado para se aventurar por novos lugares e ficava com inveja quando via outras latinhas no carrinho de compras de alguém, fazia mil planos para quando chegasse a sua vez.!

Agora passava as horas pensativa, cabisbaixa, se perguntando o que seria dela no futuro; ela definitivamente não queria fazer mal nenhum a natureza pois isso seria um fim muito triste para qualquer um.

Certa noite Latínia saiu de seu corredor e distraidamente foi caminhando pela loja, quando percebeu já estava no corredor onde ficavam as garrafas de plástico, que segundo diziam não eram muito boa companhia, estavam com a reputação bem abalada...

Meio desconfiada, Latínia ficou meio escondia num canto para melhor observar aquele que era um corredor proibido...Foi então que ela notou um grupinho que conversava animadamente, olhou melhor e viu que faziam parte do grupo: garrafas plásticas, vidros, caixas de papelão, todos muito felizes pois tinham acabado de descobrir que poderiam ser reciclados. RECICLADOS!?! Mas o que é isso? Gritou Latínia, deve ser uma coisa boa pois todos sorriam muito...

Nisso uma garrafa plástica chamou Latínia e começou a explicar o significado daquela nova palavra que causara tanto espanto a todos.

Latínia logo percebeu que a líder do grupo era a garrafa plástica, pois essa era muito falante e segura de si, seu nome era Pet Lola e todos a ouviam com muita atenção.

-Companheiros eu na qualidade de líder desse grupo quero dizer que a situação do planeta está ficando muito perigosa e eu não quero ser a vilã dessa estória, cansei de ouvir e ver imagens horríveis de milhares de companheiras atiradas nos rios, lagos e lagoas causando a destruição e morte dos seres que ali habitam, transformando lindos lugares em paisagens mortas.Por isso convoco a todos: papel, metal, plásticos, vamos nos unir em defesa de nossa reputação!

Nisso Latínia que até então permanecia ouvindo, criou coragem e gritou;

_Hei, mas nós não temos culpa, culpados são os humanos que nos transformam em monstros diante da natureza, e desconfio que vai ser muito difícil mudar o comportamento dessa gente, pois cada dia que passa eles se comportam pior e ainda se dizem racionais...

Nisso uma caixa de papelão que estava atenta a tudo falou;

_Pequena lata, não seja tão pessimista, nós já temos um plano para salvar o planeta...

_Que plano é esse perguntou Latínia

_Estamos convocando um exército de seres especiais, com super poderes de transformação e temos plena certeza que com informação e educação este exército irá tomar conta dessa tarefa e trará de volta a vida e saúde para a terra.

Latínia se espantou;

_Nossa que exército é esse? Vem de outro planeta?

_Não!!! Respondeu Pet Lola...São as crianças, o poder está com elas!

_Ufa que alívio! Respondeu Latinia, agora posso acreditar num futuro legal!

Nisso os primeiros raios de sol começaram a entrar pelas janelas da loja fazendo com que o grupo se despedisse e fosse cada qual para a sua prateleira.Claro que a noite eles voltariam a se encontrar para traçar os planos de ação.

Ao se despedir Pet Lola ainda falou:

_Companheiros, a tarefa não é das mais fáceis, mas com nossos novos aliados e seus super poderes o futuro da natureza está garantido!!.


Nenhum comentário:

Postar um comentário