sábado, 20 de novembro de 2010

Histórico do Quilombo Brotas - José Roberto Barbosa

“Pra tudo que tiver meu sangue terá um lugar pra morar.”
Isaac Modesto de Lima.




No século XIX as ações de quilombagem foram freqüentes em Itatiba. Há relatos inscritos de ações de índios e “negros fujões” que remontam a década de 40 daquele século. O lugar onde hoje vive a comunidade do Quilombo Brotas faz parte de um território maior (informalmente conhecido como “Bairro Brotas”) que na época servia como entreposto nas rotas de fugas da escravidão. Pessoas vindas de Jundiaí, Campinas, Vinhedo, Valinhos e do próprio município. Fala-se de um negro conhecido apenas como “Negro Brotas”, um comerciante português (proprietário do terreno) chamado Francisco José Rodrigues e sua esposa a índia Rita Rodrigues. Os três auxiliavam os negros. Alguns ficavam apenas um tempo outros permaneciam no local. Em 1882 houve uma tentativa frustrada, por parte do governo, da então província de acabar com o quilombo.
Em 1888 com o fim oficial da escravidão os antigos quilombolas se dispersarão e o então proprietário Juvenal Passos Rodrigues começou a vender a propriedade em pedaços. A parte da onde ficava o barracão onde viviam os quilombolas foi vendido a um casal de negros (que haviam conquistado sua liberdade antes da abolição) que aparentemente faziam parte das redes que auxiliam nas fugas de escravizados. Junto com seus filhos se mudaram para aquelas terras, levando cerca de sete anos para terminar se comprá-la. Além de o local servir de palco de diversas festas, muitas pessoas em situações difíceis foram auxiliadas pelos moradores da comunidade.
Atualmente muitos dos descendentes do casal ainda vivem na comunidade, compondo sua maioria. Mais de uma vez a comunidade viu seu direito a terra ameaçado. Na década de 50 houve necessidade de uma grande mobilização da família para não perder as terras por conta de impostos. Em um passado não tão remoto houve até quem tentou transformar o local em deposito de lixo hospitalar. Atualmente o quilombo Brotas é Conhecido como o primeiro quilombo urbano reconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário