quarta-feira, 16 de março de 2011

Tempos Dificéis - Rosa Rothe

EXTRATO DO RELATÓRIO DA VIAGEM PARA ANAPU/PA PELO 7º ANIVERSÁRIO DO ASSASSINATO DA IRMÃ DOROTY STANG - NOS DIAS 11 a 14.02.2011



Dia 14 às 09h:(ANAPU) Celebração eucarística celebrada pelo Bispo Dom Erwin Krautler e coocelebrada por Padre Amaro e Padre Vicente.



(...) A tarde deu-se início aos debates e falas de apoio e solidariedade de Movimentos Sociais, entidades da região e dos que vieram de outros lugares mais distantes em caravanas e comitiva. Percebem-se a perseguição as famílias de trabalhadores rurais e, que o Estado pouco se preocupa com esta problemática. Para Padre Amaro a “Audiência Pública” em Anapu foi uma Bagunça Pública. O governo federal fala, decreta e promete solenemente em seminários e reuniões nacionais e internacionais a defender e proteger as florestas brasileiras, patrimônio da nação e da humanidade, mais o Estado continua defendendo o modelo econômico/latifúndio e dando as costas para os trabalhadores rurais.
A Agricultura familiar continua sendo perseguida pelo modelo do Agronegócio e as autoridades não tomam nenhuma providência, só fazem promessas.
O Movimento Xingu Vivo para Sempre reforçou que continua na luta em defesa da vida do Rio Xingu e contra a Hidrelétrica de Belo Monte. Falaram também do Ato Público em Brasília. A Paróquia de Anapu assumiu totalmente a luta contra a construção de Belo Monte.
Os Movimentos Sociais e Sindicatos caminham em tempos Difíceis, Exemplo disso o que está acontecendo em Anapu com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais hoje atrelados ao modelo de desenvolvimento econômico latifundiário e madeireiro. (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário